Sumários
Desenho com vara extensora
21 Março 2024, 14:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Desenhar com uma vara e com a folha no chão (A1 no mínimo). Ideias dominantes: distância ao suporte, domínio da escala e amplitude do gesto. O olhar táctil e a sua tradução marcas gráficas: desenho de captação das massas e movimentos das formas; sinais de procura; grafias exploratórias. Construção por tentativa-erro. 2 a 3 desenhos.
Forma artística
21 Março 2024, 10:00 • Manuel Gantes Gonçalves da Costa
Continuação do trabalho de enquadramento com atenção às proporções, texturas, claro-escuro e peso.
Desenho de observação dos modelos escultóricos concebido com extensores em grande formato.
19 Março 2024, 17:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Primeira parte — Breve apresentação de acerca dos princípios que regem a conceção de desenhos executados com extensores recorrendo a técnicas líquidas ou secas em grande formato: procura das formas a partir de linhas tácteis pesquisadoras; domínio da escala; distância ao suporte (capacidade de observação e leitura do referente); Reforço das indicações relativas ao confronto/dialogo entre linha e mancha.
Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos recorrendo ao uso dos extensores enfatizando a largueza e amplitude do gesto e as questões relacionadas com a composição com base na presença e autonomia das diferentes marcas gráficas.
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Desenho com vara extensora
19 Março 2024, 14:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Desenhar com uma vara e com a folha no chão (A1 no mínimo). Ideias dominantes: distância ao suporte, domínio da escala e amplitude do gesto. O olhar táctil e a sua tradução marcas gráficas: desenho de captação das massas e movimentos das formas; sinais de procura; grafias exploratórias. Construção por tentativa-erro. 2 a 3 desenhos.
Forma artística.
19 Março 2024, 10:00 • Manuel Gantes Gonçalves da Costa
Enquadramento de formas artísticas na página utilizando diversos processos e materiais.