Sumários

Desenho de observação de “formas naturais”: Ampliação - Transfiguração (1ª parte)

30 Abril 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenhar a partir da observação directa de um ou mais referentes naturais ou orgânicos (fisicamente acessível; pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no(s) exercício(s) anterior(es)):


— A partir de um pequeno detalhe de um objecto promover desenhos em que a ampliação extrema transfigure de alguma forma a percepção global do objecto tornando-o “noutra coisa”.


— A transfiguração pela ampliação parte do pressuposto de olhar para o referente como se de uma “espécie de paisagem abstracta” se tratasse.


- Tecnicamente sugere-se o desenho aditivo e subtrativo em formato A2:
Partir de uma mancha homogénea feita a partir de carvão vegetal e conceber o desenho com avanços e recuos realizados com o acrescento de novas marcas mais ou menos intensas promovidas através do meio riscador (carvão) e subtrações feitas com borracha de plástico ou moldável abrindo linhas, reflexos brilhos e pontos de luz.
- Devem ser usadas e experimentadas outras técnicas incluíndo a fusão de diferentes técnicas;
- Sugere-se a alternância ou experimentação intencional de métodos conceptuais:

denso / despojado;

suave / forte;

vago / preciso;

figura / fundo;

gestualidade /geometria;

claro /escuro;

acabado / inacabado;

etc.
- Pode ser inserida a cor de forma conceptual como um atributo.


Realização de um conjunto de vários desenhos que valorize o portfólio individual do aluno.

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução. 


Módulo 2-Formas naturais: mancha, volume e textura.

30 Abril 2024, 14:00 Susana Oliveira

Módulo 2-Formas naturais: mancha, volume e texturas. Pincéis e tintas liquidas.


Trabalhos de síntese (1)

30 Abril 2024, 10:00 Américo Luís Enes Marcelino

Tópicos globais a desenvolver nas próximas sessões:
I —  Linha / Mancha / Espaço: (1)- Relação Linha / Mancha. Linha: anatomias / expressões da linha. Mancha: tom / cor / textura > complementaridade com forma / peso / espaço; (2)- Relação  Marca Gráfica / Cor-linha / Cor-mancha ; (3)- Relações  Espaciais. Micro / Macro Próximo / Distante Perto / Longe. Detalhe (pormenor) / Vista Geral (panorama). Espaço Local ou pontual (foco) / Espaço Global ou geral (envolvente) Vista fragmentada / Ambiente imersivo
II —  Desenhar é ver melhor: (1)- A deambulação do olhar. Sobreposição / Diferenciação  de registos Alternância entre espaço positivo e negativo; (2)- O olhar pessoal — percepção visual. Acabado / Inacabado > Definido / Indefinido > Preciso / Vago. Registo objectivo / subjectivo > sugestão / indução; (3)- As escolhas electivas. foco / atenção (enquadramento) selecção / supressão (escolhas) acentuação / nivelamento (expressão)
Continuação dos exercícios em curso. Relação entre plano próximo e afastado. A diferenciação do olhar e a variação na natureza da linha: intensidade, espessura, expressão caligráfica; alternância nos meios riscadores usados. Interacção entre linha e mancha (tom, cor ou textura) no trabalho em torno do registo linear. 
Continuação dos desenhos em sala de aula em torno das formas naturais (Projecto 1- “portfólio”). Acompanhamento dos desenhos do Projecto 2 “Micro/Macro”. Projecto 3: continuação do trabalho em curso (registos diversificados, com escolha de materiais e técnicas ao critério do aluno; liberdade criativa e autonomia de soluções; revisitação do material recolhido nas sessões de exterior; variações compositivas.


Alto contraste e subtração da tonalidade.

29 Abril 2024, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Exercícios que visam explorar e descobrir os efeitos técnicos da lixívia sobre ecoline.

Adição e subtração de tonalidades cromáticas.
Desenho de alto contraste cromático.


Tonalidade e temperatura

26 Abril 2024, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Ralações tonais e de temperatura explorando técnicas de carvão e pastel seco, a partir dos objectos naturais expostos na sala de aula.