Sumários

Desenho de observação de “formas naturais” - desenho com sobreposições - Composição. (2ª parte)

26 Abril 2024, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenhar a partir da observação directa de um ou mais referentes naturais ou orgânicos (fisicamente acessível; pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no(s) exercício(s) anterior(es)):

— Continuação do processo operativo do exercício anterior – Sobreposição / Composição
— Usar com intencionalidade inter-relações de peso, massa, transparência, opacidade e escala na mesma prancha.

— Usar com intencionalidade diferentes tipologias de grafismos que sugiram as distintas partes dos objetos representados ou as suas diferenças - podem ser através de atributos expressivos e técnicos que os materiais ofereçam ou a partir de combinações de matérias diversos.   
— Execução de dois ou mais desenhos.

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução. 


Desenho de observação de “formas naturais” - desenho com sobreposições - Composição.

23 Abril 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenhar a partir da observação directa de um ou mais referentes naturais ou orgânicos (fisicamente acessível; pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no(s) exercício(s) anterior(es)):

— Usar a linha e a mancha de forma livre para a representação e para a

modelação volumétrica;

— Promover com intencionalidade gráfica e compositiva sobreposições dos

referentes representados;

— Levar em consideração a relação entre linha e mancha;

— Criar destaques na composição através de, ou com base em princípios gráficos

opostos (Exemplo: denso / despojado; suave / forte; vago / preciso; figura /

fundo; gestualidade / geometria; claro /escuro; acabado / inacabado; etc.);

— Atender essencialmente à composição global da página alicerçada na previsão

/intenção, na experimentação e em variações e combinações expressivas;

— Pensar o desenho logo a partir da escolha do ponto de vista, campo visual e

percepção espacial;

— Recomenda-se a execução de vários desenhos, eventualmente realizados em

simultâneo (se possível).

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução. 

 


Módulo 2: Formas naturais: mancha, volume e textura.

23 Abril 2024, 14:00 Susana Oliveira

Módulo 2: Formas naturais: mancha, volume e textura. O objecto isolado.


Linha e Mancha. (Apresentação do Projecto 3).

23 Abril 2024, 10:00 Américo Luís Enes Marcelino

Continuação dos exercícios em curso em torno da exploração de linguagens gráficas próprias: a relação complementar entre linha e mancha, enquanto elementos estruturantes da construção e caracterização gráfica. Definição e sugestão de formas, espaços, superfícies, figurações.
Apresentação do Projecto 3 - “Olhar em Volta” (exterior/sala de aula/casa): concepção de um conjunto gráfico de síntese em torno da temática das formas naturais (série de desenhos montados em formato de painel com dimensões equivalentes a 3 a 4 formatos A1). 1º momento: recolha diversificada de registos de formas naturais em espaço exterior. Percepção, registo e tradução de espaços multidimensionais: Grande > Pequeno / Próximo > Distante / Ampliação > Redução / Detalhe > Panorama / Reprodução > Transfiguração. 2º momento: execução / montagem do trabalho final de síntese, em formato de série ou painel. Apresentação do conjunto / série de folhas obedecendo ao princípio da ordenação em módulo / padrão e de variações compositivas entre formatos das folhas e famílias formais. Exibição do documentário de 2012, “A Bigger Picture”, sobre a série homónima de trabalhos de David Hockney; enquadramento e pontes com o trabalho a desenvolver.


Detalhe e atmosfera

22 Abril 2024, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Figura e fundo com pó de grafite e ampliações de detalhes do interior dos objectos naturais.

Relações entre figura e fundo, contraponto entre zonas muito desfocadas e o foco do detalhe.
Desenho imersivo.