Sumários
Desenho a Carvão - desenho subtrativo e aditivo.
8 Março 2024, 10:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Execução de dois ou mais desenhos com indicações técnicas e teóricas focadas na manipulação do desenho, a carvão, partindo de uma base, em tom intermédio, espalhada em toda a página e consequentes acrescentos de manchas e linhas em concomitância com apagamentos com diferentes borrachas e manipulação das formas com esfuminho.
Reforço do enfoque nas questões de composição de um modo geral (presença e interação dos diferentes elementos no espaço da prancha), intencionalidade e autonomização da marca gráfica e da mancha.
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Carvões: luz e sombra
7 Março 2024, 14:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Desenho por adição e subtracção de valores carvões variados (vegetal, prensado) e borracha. Observação dos valores claro-escuro, escala tonal e ambiente lumínico. Relação figura-fundo na caracterização do ambiente lumínico.
Forma artística.
7 Março 2024, 10:00 • Manuel Gantes Gonçalves da Costa
Conclusão da representação se figuras isoladas, insistência nas proporções.
Desenho a Carvão - mancha como ponto de partida.
5 Março 2024, 17:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Execução de dois ou mais desenhos com indicações técnicas e teóricas focadas na exploração da mancha enquanto marca gráfica principal tendo subjacente a sua materialidade e autonomização.
Exaltação das dimensões, das potencialidades, da materialidade e da autonomização da mancha enquanto marca gráfica principal, a partir de diferentes tratamentos gráficos, texturas, qualidade matérica, etc.
Experimentação processual através de princípios como densidade, acumulação, apagamento, rasuras, contrastes (altos e baixos) e interação com a linha.
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Carvões: luz e sombra
5 Março 2024, 14:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Desenho por adição e subtracção de valores carvões variados (vegetal, prensado) e borracha. Observação dos valores claro-escuro, escala tonal e ambiente lumínico. Relação figura-fundo na caracterização do ambiente lumínico.