Sumários

Desenho a Carvão - desenho subtrativo e aditivo.

8 Março 2024, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Execução de dois ou mais desenhos com indicações técnicas e teóricas focadas na manipulação do desenho, a carvão, partindo de uma base, em tom intermédio, espalhada em toda a página e consequentes acrescentos de manchas e linhas em concomitância com apagamentos com diferentes borrachas e manipulação das formas com esfuminho.  

Reforço do enfoque nas questões de composição de um modo geral (presença e interação dos diferentes elementos no espaço da prancha), intencionalidade e autonomização da marca gráfica  e da mancha.

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.


Carvões: luz e sombra

7 Março 2024, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Desenho por adição e subtracção de valores carvões variados (vegetal, prensado) e borracha. Observação dos valores claro-escuro, escala tonal e ambiente lumínico. Relação figura-fundo na caracterização do ambiente lumínico.


Forma artística.

7 Março 2024, 10:00 Manuel Gantes Gonçalves da Costa

Conclusão da representação se figuras isoladas, insistência nas proporções.


Desenho a Carvão - mancha como ponto de partida.

5 Março 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Execução de dois ou mais desenhos com indicações técnicas e teóricas focadas na exploração da mancha enquanto marca gráfica principal tendo subjacente a sua materialidade e autonomização.

Exaltação das dimensões, das potencialidades, da materialidade e da autonomização da mancha enquanto marca gráfica principal, a partir de diferentes tratamentos gráficos, texturas, qualidade matérica, etc.

Experimentação processual através de princípios como densidade, acumulação, apagamento, rasuras, contrastes (altos e baixos) e interação com a linha.

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.


Carvões: luz e sombra

5 Março 2024, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Desenho por adição e subtracção de valores carvões variados (vegetal, prensado) e borracha. Observação dos valores claro-escuro, escala tonal e ambiente lumínico. Relação figura-fundo na caracterização do ambiente lumínico.