Sumários

Desenho de observação dos modelos escultóricos com técnicas líquidas (parte 1).

12 Março 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Primeira parte — Breve apresentação teórica sobre materiais, aplicadores e técnicas associadas aos mesmos - materiais secos, líquidos; técnicas secas, líquidas e mistas. 

Comentários a desenhos executados com técnicas líquidas (aguada) por artistas de referência no panorama histórico, como Rembrandt, Poussin, Tiepolo, Claude Lorrain, Turner, Canaleto, Boucher, Cambiasso, Sesshū Tōyō, Hokusai, Van Gogh, Victor Hugo e Richard Diebenkorn. Enfoque e comentários acerca das técnicas operativas e concetuais associadas aos mesmos (imagens apresentados previamente, aos alunos, na plataforma classroom dedicada). 

Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos recorrendo a técnica líquida a partir de tinta da China, com aguadas de diferentes intensidades tonais e com recurso a diferentes aplicadores como pinceis, aparos e outros materiais “não convencionais”

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução. 


Non finito

12 Março 2024, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Exaltação da tensão entre o acabado e o inacabado, o explícito e o misterioso. Exploração de diversas técnicas e dos possíveis diálogos entre linha e mancha.


Forma artística

12 Março 2024, 10:00 Manuel Gantes Gonçalves da Costa

Início da representação dos modelos em causa com a presença de enquadramento.


Exercícios cromático de claro/ escuro

11 Março 2024, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Desenho de preenchimento de superfícies a partir dos modelos em gesso expostos na sala de aula. Sobreposição de camadas de tonalidades com pastel seco de 3 cores do mais claro para o mais escuro e vice versa.


Quente - frio

8 Março 2024, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Relações de variação subtil entre tonalidades quentes e frias, com carvão pó de carvão e pastel seco.

Mapeamento de zonas iluminadas e de sombra- mancha directa sem recurso a linha de delimitação.
Relação do olho com a mão relativo ao preenchimento de superfícies.