Sumários
Desenho de observação dos modelos escultóricos com técnicas líquidas (parte 1).
12 Março 2024, 17:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Primeira parte — Breve apresentação teórica sobre materiais, aplicadores e técnicas associadas aos mesmos - materiais secos, líquidos; técnicas secas, líquidas e mistas.
Comentários a desenhos executados com técnicas líquidas (aguada) por artistas de referência no panorama histórico, como Rembrandt, Poussin, Tiepolo, Claude Lorrain, Turner, Canaleto, Boucher, Cambiasso, Sesshū Tōyō, Hokusai, Van Gogh, Victor Hugo e Richard Diebenkorn. Enfoque e comentários acerca das técnicas operativas e concetuais associadas aos mesmos (imagens apresentados previamente, aos alunos, na plataforma classroom dedicada).
Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos recorrendo a técnica líquida a partir de tinta da China, com aguadas de diferentes intensidades tonais e com recurso a diferentes aplicadores como pinceis, aparos e outros materiais “não convencionais”
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Non finito
12 Março 2024, 14:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Exaltação da tensão entre o acabado e o inacabado, o explícito e o misterioso. Exploração de diversas técnicas e dos possíveis diálogos entre linha e mancha.
Forma artística
12 Março 2024, 10:00 • Manuel Gantes Gonçalves da Costa
Início da representação dos modelos em causa com a presença de enquadramento.
Exercícios cromático de claro/ escuro
11 Março 2024, 14:00 • João Nunes Mangas Catarino
Desenho de preenchimento de superfícies a partir dos modelos em gesso expostos na sala de aula. Sobreposição de camadas de tonalidades com pastel seco de 3 cores do mais claro para o mais escuro e vice versa.
Quente - frio
8 Março 2024, 14:00 • João Nunes Mangas Catarino
Relações de variação subtil entre tonalidades quentes e frias, com carvão pó de carvão e pastel seco.