Sumários

Desenho de observação dos modelos escultóricos - síntese de conteúdos e conceitos (continuação). Primeira avaliação periódica (parte 1).

8 Abril 2025, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Continuação dos desenhos conceptualizados a partir de experimentações de técnicas mistas e experimentais;

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.

Início da primeira avaliação periódica:   

- balanço sobre os trabalhos desenvolvidos no primeiro módulo – “Forma Artística”;

Comentários e sugestões individualizados e indicação de classificação provisória em fase intermédia.


Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução. 

 

 


 


 


 


Carvão: Expressão e gesto.

7 Abril 2025, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Exercícios de desenho de observação a partir dos modelos em gesso expostos na sala de aula.

Valores tonais, densidade e textura utilizando carvão.
Exploração plástica e expressiva desenvolvidas na forma de utilização do material. 
Claro e escuro, linha e mancha, textura e gesto.


Carvão: Valores tonais: figura e fundo, composição

4 Abril 2025, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Exercícios de desenho de observação a partir dos modelos em gesso expostos na sala de aula.

Valores tonais, densidade e textura utilizando carvão. 
Figura e fundo, hierarquia na composição.


Síntese

3 Abril 2025, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Continuação da aula anterior.


Desenho de observação dos modelos escultóricos - síntese de conteúdos e conceitos (continuação).

3 Abril 2025, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Primeira parte — Breve apresentação de síntese de princípios implicados e referidos na conceção do desenho de observação: a observação - o ver atento pesquisador; a ideia - composição e organização das formas no espaço plástico; a ideia/emoção - o carácter do desenho; a matéria - presentação através de técnicas, materiais e diferentes métodos operativos; 

 

Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos com técnicas mistas envolvendo matérias secos, líquidos e outras possibilidades como as colagens ou o uso de técnicas como o stencil ou a estampagem; sugestão para a predisposição no o usufruto da serendipidade através da sugestão das formas, do uso do “acaso” como metodologia processual, tirando proveito do “acidente” oportuno e eventualmente de fenómenos de pareidolia.

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.