Sumários

Desenho de modelação a partir da linha como geradora da forma - peso, massa e volume.

27 Março 2025, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Primeira parte — Execução de desenhos a partir da linha geradora da forma, partindo do interior das formas e procurando a modelação da forma e a integração das diferenças tonais por acumulação maior ou menor de marcas gráficas.

 

Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos a carvão enfatizando as possibilidades gráficas do material e apelando, novamente, à intencionalidade compositiva e interpelando princípios operativos e expressivos. 

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.


Desenho em grande formato

25 Março 2025, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Desenhar com uma vara e com a folha no chão (A1 no mínimo). Ideias dominantes: distância ao suporte, domínio da escala e amplitude do gesto. O olhar táctil e a sua tradução marcas gráficas: desenho de captação das massas e movimentos das formas; linhas tacteantes; sinais de procura; grafias exploratórias. Construção por tentativa-erro. 2 a 3 desenhos.


Desenho de observação dos modelos escultóricos concebido com extensores em grande formato.

25 Março 2025, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Primeira parte — Breve apresentação de acerca dos princípios que regem a conceção de desenhos executados com extensores recorrendo a técnicas líquidas ou secas em grande formato: procura das formas a partir de linhas tácteis pesquisadoras; domínio da escala; distância ao suporte (capacidade de observação e leitura do referente); Reforço das indicações relativas ao confronto/dialogo entre linha e mancha.

 

Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos recorrendo ao uso dos extensores enfatizando a largueza e amplitude do gesto e as questões relacionadas com a composição com base na presença e autonomia das diferentes marcas gráficas.

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.


Tinta da china: composição e profundidade

24 Março 2025, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Exercício com tinta da china sobre papel molhado.

Relação da composição com a ilusão da profundidade. 
Exploração de diferentes níveis de valores tonais em conformidade com a profundidade.


Claro e escuro sobre papel de cor.

21 Março 2025, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Utilização de pasteis secos de tonalidade escura e clara sobre papel de cor intermédia.

Grande Formato. Gestão do vazio. Luz e sombra.