Sumários
Desenho de modelação a partir da linha como geradora da forma - peso, massa e volume.
27 Março 2025, 10:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Primeira parte — Execução de desenhos a partir da linha geradora da forma, partindo do interior das formas e procurando a modelação da forma e a integração das diferenças tonais por acumulação maior ou menor de marcas gráficas.
Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos a carvão enfatizando as possibilidades gráficas do material e apelando, novamente, à intencionalidade compositiva e interpelando princípios operativos e expressivos.
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Desenho em grande formato
25 Março 2025, 14:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Desenhar com uma vara e com a folha no chão (A1 no mínimo). Ideias dominantes: distância ao suporte, domínio da escala e amplitude do gesto. O olhar táctil e a sua tradução marcas gráficas: desenho de captação das massas e movimentos das formas; linhas tacteantes; sinais de procura; grafias exploratórias. Construção por tentativa-erro. 2 a 3 desenhos.
Desenho de observação dos modelos escultóricos concebido com extensores em grande formato.
25 Março 2025, 10:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Primeira parte — Breve apresentação de acerca dos princípios que regem a conceção de desenhos executados com extensores recorrendo a técnicas líquidas ou secas em grande formato: procura das formas a partir de linhas tácteis pesquisadoras; domínio da escala; distância ao suporte (capacidade de observação e leitura do referente); Reforço das indicações relativas ao confronto/dialogo entre linha e mancha.
Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos recorrendo ao uso dos extensores enfatizando a largueza e amplitude do gesto e as questões relacionadas com a composição com base na presença e autonomia das diferentes marcas gráficas.
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Tinta da china: composição e profundidade
24 Março 2025, 14:00 • João Nunes Mangas Catarino
Exercício com tinta da china sobre papel molhado.
Claro e escuro sobre papel de cor.
21 Março 2025, 14:00 • João Nunes Mangas Catarino
Utilização de pasteis secos de tonalidade escura e clara sobre papel de cor intermédia.