Sumários

Non finito

20 Março 2025, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Continuação da aula anterior.


Desenho de observação dos modelos escultóricos com técnicas líquidas (parte 2).

20 Março 2025, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Execução de dois ou mais desenhos recorrendo a técnicas líquidas a partir de tinta da China, com aguadas de diferentes intensidades tonais e, também, com recurso a diferentes aplicadores como pinceis, aparos e outros materiais “não convencionais”.

A mancha larga que ultrapassa a forma conjugada com a linha e a sua qualidade gráfica baseada na gestualidade e na amplitude do gesto.

Reforço nas indicações acerca da intencionalidade plástica da forma e da sua relação com o fundo, através da sua manipulação. 

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.


Non finito

18 Março 2025, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Exaltação da tensão entre o acabado e o inacabado, o explícito e o misterioso. Exploração de diversas técnicas e dos possíveis diálogos entre linha e mancha.


Desenho de observação dos modelos escultóricos com técnicas líquidas (parte 1).

18 Março 2025, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu


Primeira parte — Breve apresentação teórica sobre materiais, aplicadores e técnicas associadas aos mesmos - materiais secos, líquidos; técnicas secas, líquidas e mistas.

Comentários a desenhos executados com técnicas líquidas (aguada) por artistas de referência no panorama histórico, como Rembrandt, Poussin, Tiepolo, Claude Lorrain, Turner, Canaleto, Boucher, Cambiasso, Sesshū Tōyō, Hokusai, Van Gogh, Victor Hugo e Richard Diebenkorn. Enfoque e comentários acerca das técnicas operativas e concetuais associadas aos mesmos (imagens apresentados previamente, aos alunos, na plataforma classroom dedicada à turma).  

Segunda parte — Execução de dois ou mais desenhos recorrendo a técnica líquida a partir de tinta da China, com aguadas de diferentes intensidades tonais e com recurso a diferentes aplicadores como pinceis, aparos e outros materiais “não convencionais”

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.


Pastel seco monocromático.

17 Março 2025, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Exercício de desenho de observação das figuras em gesso expostas na sala, a uma só cor.

Pastel seco para preenchimento de fundo e figura sobreposta.