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Desenhar a partir da observação directa dos referentes naturais presentes (pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no exercício anterior): — Usar a linha para a representação e integrar a mancha para a modelação volumétrica; — Novamente com uma representação a partir de contorno e intorno (lento e preciso) e acrescentar mancha para a modelação tonal, ou seja, o claro escuro. — Usar a linha, novamente, como uma marca gráfica sensível que varia de intensidade ou espessura para traduzir e caracterizar as formas; — Atender sempre às questões de fidelidade relativamente a proporções, configuração e detalhes do referente; — Promover com intencionalidade a composição global da prancha – ocupação do espaço; densidade; etc. Materiais: - Foi recomendado o uso de folhas de formato A2; - Quaisquer meios riscadores secos – grafite, carvão, lápis gordo (cor neutra) ou outros meios como canetas ou aparos e tinta da China podem ser também profícuos na modelação da linha; - Foi sugerida a manufatura de aparos a partir de canas, penas, paus ou outros; - A mancha pode ser conceptualizada a partir de diferentes metodologias operativas: aguadas (líquidas), sfumatos (carvão e grafite), texturas (frottage), hatching's e crosshatching´s, etc. - Foi sugerida a eventual combinação de várias técnicas secas e líquidas; - Manter o cariz mono tonal (sem cor); Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
8 Maio 2025, 10:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenhar a partir da observação directa dos referentes naturais presentes (pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no exercício anterior):
— Usar a linha para a representação e integrar a mancha para a modelação volumétrica;
— Novamente com uma representação a partir de contorno e intorno (lento e preciso) e acrescentar mancha para a modelação tonal, ou seja, o claro escuro.
— Usar a linha, novamente, como uma marca gráfica sensível que varia de intensidade ou espessura para traduzir e caracterizar as formas;
— Atender sempre às questões de fidelidade relativamente a proporções, configuração e detalhes do referente;
— Promover com intencionalidade a composição global da prancha – ocupação do espaço; densidade; etc.
Materiais:
- Foi recomendado o uso de folhas de formato A2;
- Quaisquer meios riscadores secos – grafite, carvão, lápis gordo (cor neutra) ou outros meios como canetas ou aparos e tinta da China podem ser também profícuos na modelação da linha;
- Foi sugerida a manufatura de aparos a partir de canas, penas, paus ou outros;
- A mancha pode ser conceptualizada a partir de diferentes metodologias operativas: aguadas (líquidas), sfumatos (carvão e grafite), texturas (frottage), hatching's e crosshatching´s, etc.
- Foi sugerida a eventual combinação de várias técnicas secas e líquidas;
- Manter o cariz mono tonal (sem cor);
— Usar com intencionalidade inter-relações de peso, massa, transparência, opacidade e escala na mesma prancha.
— Usar com intencionalidade diferentes tipologias de grafismos que sugiram as distintas partes dos objetos representados ou as suas diferenças - podem ser através de atributos expressivos e técnicos que os materiais ofereçam ou a partir de combinações de matérias diversos.
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Módulo 2-Formas naturais: mancha, volume e textura.
6 Maio 2025, 17:00 • Susana Oliveira
Módulo 2-Formas naturais: mancha, volume e textura.
Formas naturais: mancha, volume e textura
6 Maio 2025, 14:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Formas naturais: mancha, volume e textura. O objecto isolado. Pincéis e tintas líquidas. |
Desenho de observação de “formas naturais” - desenho de linha - contorno lento.
6 Maio 2025, 10:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenhar a partir da observação directa dos referentes naturais presentes (pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no exercício anterior):
— Usar a linha para a representação e integrar a mancha para a modelação volumétrica;
— Novamente com uma representação a partir de contorno e intorno (lento e preciso) e acrescentar mancha para a modelação tonal, ou seja, o claro escuro.
— Usar a linha, novamente, como uma marca gráfica sensível que varia de intensidade ou espessura para traduzir e caracterizar as formas;
— Atender sempre às questões de fidelidade relativamente a proporções, configuração e detalhes do referente;
— Promover com intencionalidade a composição global da prancha – ocupação do espaço; densidade; etc.
Materiais:
- Foi recomendado o uso de folhas de formato A2;
- Quaisquer meios riscadores secos – grafite, carvão, lápis gordo (cor neutra) ou outros meios como canetas ou aparos e tinta da China podem ser também profícuos na modelação da linha;
- Foi sugerida a manufatura de aparos a partir de canas, penas, paus ou outros;
- A mancha pode ser conceptualizada a partir de diferentes metodologias operativas: aguadas (líquidas), sfumatos (carvão e grafite), texturas (frottage), hatching's e crosshatching´s, etc.
- Foi sugerida a eventual combinação de várias técnicas secas e líquidas;
- Manter o cariz mono tonal (sem cor);
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Expressividade-gesto e contrapontos
5 Maio 2025, 14:00 • João Nunes Mangas Catarino