Sumários

Pastel seco: Cores planas sobrepostas

14 Março 2025, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Fragmentação de elementos anatómicos conforme o recorte da luz e sombra própria e projetada sobre as figuras de gesso expostas. Preenchimento e sobreposição com pastel seco, de cor plana e sobre partes representadas dos corpos expostos. 


Carvões: luz e sombra

13 Março 2025, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Caracterização do ambiente lumínico; a relação do claro- escuro; o jogo entre sombra e luz: foco/direção luminosa; luz incidente; luz reflectida; pontos de brilho; sombra própria; sombras projetadas. Contraste entre manchas, áreas, superfícies ou elementos claros e escuros. A escala tonal e a sua concretização através da mancha gráfica.


Desenho a Carvão - desenho subtrativo e aditivo.

13 Março 2025, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

— Execução de dois ou mais desenhos com indicações técnicas e teóricas focadas na manipulação do desenho, a carvão, partindo de uma base, em tom intermédio, espalhada em toda a página e consequentes acrescentos de manchas e linhas em concomitância com apagamentos com diferentes borrachas e manipulação das formas com esfuminho.  

Reforço do enfoque nas questões de composição de um modo geral (presença e interação dos diferentes elementos no espaço da prancha), intencionalidade e autonomização da marca gráfica e da mancha.

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.


Carvões: luz e sombra

11 Março 2025, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Desenho a carvões: desenho por adição e subtração de valores carvões variados (vegetal, prensado) e borracha. Observação dos valores claro-escuro, escala tonal e ambiente lumínico. Relação figura-fundo na caracterização do ambiente lumínico.


Desenho a Carvão - mancha como ponto de partida.

11 Março 2025, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Execução de dois ou mais desenhos com indicações técnicas e teóricas focadas na exploração da mancha enquanto marca gráfica principal tendo subjacente a sua materialidade e autonomização.

Exaltação das dimensões, das potencialidades, da materialidade e da autonomização da mancha enquanto marca gráfica principal, a partir de diferentes tratamentos gráficos, texturas, qualidade matérica, etc.

Experimentação processual através de princípios como densidade, acumulação, apagamento, rasuras, contrastes (altos e baixos) e interação com a linha.

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.