Sumários

Música Electroacústica (M3.1) Princípios gerais

8 Novembro 2021, 18:30 António de Sousa Dias

O trabalho fundador de Pierre Schaeffer: Antecedentes e problemática da aproximação ao sonoro. Solfejo do Objecto Sonoro. Objecto Sonoro e Escuta Reduzida. Morfologia e Tipologia. Tipologia: Critérios de classificação tipológica. O caso particular dos objectos equilibrados.


Música Electroacústica (M3.1) Princípios gerais

8 Novembro 2021, 18:30 António de Sousa Dias

O trabalho fundador de Pierre Schaeffer: Antecedentes e problemática da aproximação ao sonoro. Solfejo do Objecto Sonoro. Objecto Sonoro e Escuta Reduzida. Morfologia e Tipologia. Tipologia: Critérios de classificação tipológica. O caso particular dos objectos equilibrados.


A Paisagem sonora (M2.2) Análise e caracterização de Paisagens Sonoras (cont.)

2 Novembro 2021, 15:00 António de Sousa Dias

Caracterização de Paisagens Sonoras. Comentários de trabalho efectuados; indicações metodológicas.

Formas de organização de trabalho final; trabalho académico e problemas de propagação de erro; questões de referenciação.

Referências complementares:

Bernie Krause: conceitos de Geofonia, Biofonia e Antropofonia. A experiência de Lincoln Meadow nas montanhas de Sierra Nevada: a constatação do decréscimo de densidade biofónica resultante de abate selectivo de árvores e apesar do resultado visual se manter aparentemente semelhante.

Lev Manovich. The Language of New Media. Ref. à confluência de diferentes expressões no mesmo meio (digital).

Richard Wagner. A Obra de Arte do Futuro. Ref. à obra de arte total (Gesamtkunstwerk) (http://baes.ua.pt/handle/10849/321)

Umberto Eco. Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas.


A Paisagem sonora (M2.2) Análise e caracterização de Paisagens Sonoras (cont.)

2 Novembro 2021, 13:00 António de Sousa Dias

Caracterização de Paisagens Sonoras. Comentários de trabalho efectuados; indicações metodológicas.

Formas de organização de trabalho final; trabalho académico e problemas de propagação de erro; questões de referenciação.

Referências complementares:

Bernie Krause: conceitos de Geofonia, Biofonia e Antropofonia. A experiência de Lincoln Meadow nas montanhas de Sierra Nevada: a constatação do decréscimo de densidade biofónica resultante de abate selectivo de árvores e apesar do resultado visual se manter aparentemente semelhante.

Lev Manovich. The Language of New Media. Ref. à confluência de diferentes expressões no mesmo meio (digital).

Richard Wagner. A Obra de Arte do Futuro. Ref. à obra de arte total (Gesamtkunstwerk) (http://baes.ua.pt/handle/10849/321)

Umberto Eco. Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas.


A Paisagem sonora (M2.2) Análise e caracterização de Paisagens Sonoras (cont.)

2 Novembro 2021, 11:00 António de Sousa Dias

Caracterização de Paisagens Sonoras. Comentários de trabalho efectuados; indicações metodológicas.

Formas de organização de trabalho final; trabalho académico e problemas de propagação de erro; questões de referenciação.

Referências complementares:

Bernie Krause: conceitos de Geofonia, Biofonia e Antropofonia. A experiência de Lincoln Meadow nas montanhas de Sierra Nevada: a constatação do decréscimo de densidade biofónica resultante de abate selectivo de árvores e apesar do resultado visual se manter aparentemente semelhante.

Lev Manovich. The Language of New Media. Ref. à confluência de diferentes expressões no mesmo meio (digital).

Richard Wagner. A Obra de Arte do Futuro. Ref. à obra de arte total (Gesamtkunstwerk) (http://baes.ua.pt/handle/10849/321)

Umberto Eco. Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas.