Sumários

Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)

4 Outubro 2021, 18:30 António de Sousa Dias

Comentário do exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo: corte do som. Incidência do ângulo de ataque / relaxe na percepção de efeitos de percussão (e.g., cliques); necessidade de introdução de transições como fusão de abertura (Fade-in), ou fusão de fecho (Fade-out) para atenuação de cliques.

Parametrizações típicas de ficheiros áudio: (1) frequência de amostragem (samplig rate): CD: 44100 Hz (44,1 kHz); A/V: 48000Hz (48kHz); (2) quantização: 16-bits (CD e A/V).

Exemplos de artefactos ocorrendo com parametrizações diferentes: (1) Efeito de fold-over: resultante de baixa frequência de amostragem; (2) Resultante de baixa quantização: exemplo de ficheiro com 8-bits de resolução provocando ruído de quantização.


Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)

28 Setembro 2021, 15:00 António de Sousa Dias

Exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo (cont.). Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós-produção.

Realização de versões do mesmo projecto colocando elementos sonoros em diferentes espaços e ambientes; Ex. simulação de voz ao telefone - filtragem; e voz ressoando em catedral - reverberação. Discussão introdutório das noções associadas: componentes de som, frequência, intensidade, tempo.

Limitações do Audacity no tratamento de som: edição destrutiva.


Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)

28 Setembro 2021, 13:00 António de Sousa Dias

Exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo (cont.). Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós-produção.

Realização de versões do mesmo projecto colocando elementos sonoros em diferentes espaços e ambientes; Ex. simulação de voz ao telefone - filtragem; e voz ressoando em catedral - reverberação. Discussão introdutório das noções associadas: componentes de som, frequência, intensidade, tempo.

Limitações do Audacity no tratamento de som: edição destrutiva.


Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)

28 Setembro 2021, 11:00 António de Sousa Dias

Exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo (cont.). Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós-produção.

Realização de versões do mesmo projecto colocando elementos sonoros em diferentes espaços e ambientes; Ex. simulação de voz ao telefone - filtragem; e voz ressoando em catedral - reverberação. Discussão introdutório das noções associadas: componentes de som, frequência, intensidade, tempo.

Limitações do Audacity no tratamento de som: edição destrutiva.


Componentes de base (M1.1) Noções elementares de áudio digital

27 Setembro 2021, 18:30 António de Sousa Dias

Representações digitais e analógicas do som: ficheiros/pistas mono e estéreo. Tipos usuais de ficheiros áudio sem compressão (Aiff, Wave) e com compressão (mp3, m4a). Áudio digital: transdução, digitalização, frequências de amostragem mais usuais - 44,1kHz; 48kHz.

A cadeia electroacústica e etapas básicas da realização sonora: registo, montagem e mistura.