Sumários
Música Electroacústica (M3.2) Morfologia e tipologia sonora (Schaeffer). Incidência de um solfejo na criação sonora.
16 Novembro 2021, 15:00 • António de Sousa Dias
Pierre Schaeffer: Morfologia e Tipologia. Critérios de classificação tipológica. O caso particular dos objectos equilibrados.
Questões de construção em criação musical e sonora. Técnicas extendidas (apresentação de técnicas como granulação, freeze, morphing). Forma e estrutura. Operações de finalização: mastering. O papel da normalização.
Proposta de exercício de aplicação: criação de curta sequência de música electroacústica composta a partir de exemplos pré-seleccionados e identificados tipologicamente.Música Electroacústica (M3.2) Morfologia e tipologia sonora (Schaeffer). Incidência de um solfejo na criação sonora.
16 Novembro 2021, 13:00 • António de Sousa Dias
Pierre Schaeffer: Morfologia e Tipologia. Critérios de classificação tipológica. O caso particular dos objectos equilibrados.
Questões de construção em criação musical e sonora. Técnicas extendidas (apresentação de técnicas como granulação, freeze, morphing). Forma e estrutura. Operações de finalização: mastering. O papel da normalização.
Proposta de exercício de aplicação: criação de curta sequência de música electroacústica composta a partir de exemplos pré-seleccionados e identificados tipologicamente.Música Electroacústica (M3.2) Morfologia e tipologia sonora (Schaeffer). Incidência de um solfejo na criação sonora.
16 Novembro 2021, 11:00 • António de Sousa Dias
Pierre Schaeffer: Morfologia e Tipologia. Critérios de classificação tipológica. O caso particular dos objectos equilibrados.
Questões de construção em criação musical e sonora. Técnicas extendidas (apresentação de técnicas como granulação, freeze, morphing). Forma e estrutura. Operações de finalização: mastering. O papel da normalização.
Proposta de exercício de aplicação: criação de curta sequência de música electroacústica composta a partir de exemplos pré-seleccionados e identificados tipologicamente.Música Electroacústica (M3.2) Técnicas gerais. Complementos.
15 Novembro 2021, 18:30 • António de Sousa Dias
Operações tradicionais em música electroacústica: corte, montagem, mistura (cont.). Figuras de estilo: som delta, substituição de ataques, entre outros. Exemplos da literatura (Pierre Schaeffer, Bernard Parmegiani, etc).
Temas adicionais:
Questões relacionadas com narração e som: a sonorização de histórias. Um exemplo Teatro Electroacústico: "Histórias contadas com Som" (Miso Music) https://www.misomusic.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=227&lang=pt
Imagem e som. Síntese de som e de imagem. O trabalho pioneiro de John Whitney.
ref. Whitney, John (1980). Digital Harmony: On the Complementarity of Music and Visual Art. Peterborough, N.H. Byte Books/McGraw-Hill.Música Electroacústica (M3.2) Técnicas gerais. Complementos.
15 Novembro 2021, 18:30 • António de Sousa Dias
Operações tradicionais em música electroacústica: corte, montagem, mistura (cont.). Figuras de estilo: som delta, substituição de ataques, entre outros. Exemplos da literatura (Pierre Schaeffer, Bernard Parmegiani, etc).
Temas adicionais:
Questões relacionadas com narração e som: a sonorização de histórias. Um exemplo Teatro Electroacústico: "Histórias contadas com Som" (Miso Music) https://www.misomusic.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=227&lang=pt
Imagem e som. Síntese de som e de imagem. O trabalho pioneiro de John Whitney.
ref. Whitney, John (1980). Digital Harmony: On the Complementarity of Music and Visual Art. Peterborough, N.H. Byte Books/McGraw-Hill.