Sumários
Componentes de base (M1.3) O projecto áudio.
11 Outubro 2021, 18:30 • António de Sousa Dias
Organização de um projecto: Stems (agrupamentos). Stems habituais: Vozes, Ambientes / Efeitos, Música.
Pistas e vias de mistura. Master fader; grupos/subgrupos, busses. Efeitos e inserts.
Casos de estudo: a organização de projectos áudio em Reaper e Davinci Resolve/Fairlight.Componentes de base (M1.3) O projecto áudio.
11 Outubro 2021, 18:30 • António de Sousa Dias
Organização de um projecto: Stems (agrupamentos). Stems habituais: Vozes, Ambientes / Efeitos, Música.
Pistas e vias de mistura. Master fader; grupos/subgrupos, busses. Efeitos e inserts.
Casos de estudo: a organização de projectos áudio em Reaper e Davinci Resolve/Fairlight.Componentes de base (M1.3) O projecto áudio.
11 Outubro 2021, 18:30 • António de Sousa Dias
Organização de um projecto: Stems (agrupamentos). Stems habituais: Vozes, Ambientes / Efeitos, Música.
Pistas e vias de mistura. Master fader; grupos/subgrupos, busses. Efeitos e inserts.
Casos de estudo: a organização de projectos áudio em Reaper e Davinci Resolve/Fairlight.Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)
4 Outubro 2021, 18:30 • António de Sousa Dias
Comentário do exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo: corte do som. Incidência do ângulo de ataque / relaxe na percepção de efeitos de percussão (e.g., cliques); necessidade de introdução de transições como fusão de abertura (Fade-in), ou fusão de fecho (Fade-out) para atenuação de cliques.
Parametrizações típicas de ficheiros áudio: (1) frequência de amostragem (samplig rate): CD: 44100 Hz (44,1 kHz); A/V: 48000Hz (48kHz); (2) quantização: 16-bits (CD e A/V).
Exemplos de artefactos ocorrendo com parametrizações diferentes: (1) Efeito de fold-over: resultante de baixa frequência de amostragem; (2) Resultante de baixa quantização: exemplo de ficheiro com 8-bits de resolução provocando ruído de quantização.Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)
4 Outubro 2021, 18:30 • António de Sousa Dias
Comentário do exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo: corte do som. Incidência do ângulo de ataque / relaxe na percepção de efeitos de percussão (e.g., cliques); necessidade de introdução de transições como fusão de abertura (Fade-in), ou fusão de fecho (Fade-out) para atenuação de cliques.
Parametrizações típicas de ficheiros áudio: (1) frequência de amostragem (samplig rate): CD: 44100 Hz (44,1 kHz); A/V: 48000Hz (48kHz); (2) quantização: 16-bits (CD e A/V).
Exemplos de artefactos ocorrendo com parametrizações diferentes: (1) Efeito de fold-over: resultante de baixa frequência de amostragem; (2) Resultante de baixa quantização: exemplo de ficheiro com 8-bits de resolução provocando ruído de quantização.