Sumários

A Paisagem sonora (M2.1) Princípios gerais

25 Outubro 2021, 18:30 António de Sousa Dias

R. Murray Schafer e a Paisagem Sonora (Soundscape): Paisagens Sonoras e de Factos Sonoros. Critérios de análise e classificação: características físicas ou perceptivas, função e significado, etc. Exemplos.

Abordagens e conceitos complementares ao de Paisagem Sonora. Pierre Mariètan e a noção de ambiente, meio, situação sonora e de perpicácia sonora; o conceito de rumor / emergência.
Barry Truax e Soundscape Composition (princípios gerais). Exemplos.
Proposta de exercício: registo de paisagem sonora, para posterior comentário.


Componentes de base (M1.3) Conclusão

19 Outubro 2021, 15:00 António de Sousa Dias

Componentes de um som; harmónicos de um som. Noção de fundamental virtual. Estratégias de percepção; noção de audição sintética e analítica; importância do sincronismo de ataques, vibrato e da presença de harmónicos e sua incidência na percepção dos sons.

Escuta e comentário de trabalhos realizados. Algumas observações sobre som enquanto elemento de design sonoro ou elemento de composição sonora; correlação entre elementos sonoros, coerência sonora de uma situação. Indicações metodológicas relativas a transferência de projectos e organização e distribuição em vozes, ambientes e música.


Componentes de base (M1.3) Conclusão

19 Outubro 2021, 13:00 António de Sousa Dias

Componentes de um som; harmónicos de um som. Noção de fundamental virtual. Estratégias de percepção; noção de audição sintética e analítica; importância do sincronismo de ataques, vibrato e da presença de harmónicos e sua incidência na percepção dos sons.

Escuta e comentário de trabalhos realizados. Algumas observações sobre som enquanto elemento de design sonoro ou elemento de composição sonora; correlação entre elementos sonoros, coerência sonora de uma situação. Indicações metodológicas relativas a transferência de projectos e organização e distribuição em vozes, ambientes e música.


Componentes de base (M1.3) Conclusão

19 Outubro 2021, 11:00 António de Sousa Dias

Componentes de um som; harmónicos de um som. Noção de fundamental virtual. Estratégias de percepção; noção de audição sintética e analítica; importância do sincronismo de ataques, vibrato e da presença de harmónicos e sua incidência na percepção dos sons.

Escuta e comentário de trabalhos realizados. Algumas observações sobre som enquanto elemento de design sonoro ou elemento de composição sonora; correlação entre elementos sonoros, coerência sonora de uma situação. Indicações metodológicas relativas a transferência de projectos e organização e distribuição em vozes, ambientes e música.


Componentes de base (M1.3) Elementos de acústica e psicoacústica.

18 Outubro 2021, 18:30 António de Sousa Dias

Elementos de acústica e psicoacústica:

Aparelho auditivo: componentes e modo de funcionamento.

Representação de sinais sonoros, ondas, sonogramas e espectrogramas. Frequência, Amplitude e seus correlatos perceptivos (pitch e loudness). Curvas de equal loudness (curvas de Fletcher-Munson).