Sumários
26 Outubro 2021, 15:00
•
António de Sousa Dias
Caracterização de Paisagens Sonoras. Exercícios de aplicação dos princípios de R M Schafer para a caracterização de paisagens sonoras e de eventos sonoros a partir dos registos efectuados, entre outros.
Exemplos (a) Soundscape composition: excertos de obras de Barry Truax, Hildegard Westerkamp (b) um caso extremo: Luc Ferrari, Presque rien nº1 (1967).
Proposta de exercício: a partir da análise e notação de factos sonoros de uma paisagem sonora escolhida, realizar (1) num primeiro momento, uma simulação dessa paisagem com outros equivalentes sonoros (2) em seguida por meio de tratamentos escolhidos procurar criar elementos tendo em vista um exercício de soundscape composition.
26 Outubro 2021, 13:00
•
António de Sousa Dias
Caracterização de Paisagens Sonoras. Exercícios de aplicação dos princípios de R M Schafer para a caracterização de paisagens sonoras e de eventos sonoros a partir dos registos efectuados, entre outros.
Exemplos (a) Soundscape composition: excertos de obras de Barry Truax, Hildegard Westerkamp (b) um caso extremo: Luc Ferrari, Presque rien nº1 (1967).
Proposta de exercício: a partir da análise e notação de factos sonoros de uma paisagem sonora escolhida, realizar (1) num primeiro momento, uma simulação dessa paisagem com outros equivalentes sonoros (2) em seguida por meio de tratamentos escolhidos procurar criar elementos tendo em vista um exercício de soundscape composition.
26 Outubro 2021, 11:00
•
António de Sousa Dias
Caracterização de Paisagens Sonoras. Exercícios de aplicação dos princípios de R M Schafer para a caracterização de paisagens sonoras e de eventos sonoros a partir dos registos efectuados, entre outros.
Exemplos (a) Soundscape composition: excertos de obras de Barry Truax, Hildegard Westerkamp (b) um caso extremo: Luc Ferrari, Presque rien nº1 (1967).
Proposta de exercício: a partir da análise e notação de factos sonoros de uma paisagem sonora escolhida, realizar (1) num primeiro momento, uma simulação dessa paisagem com outros equivalentes sonoros (2) em seguida por meio de tratamentos escolhidos procurar criar elementos tendo em vista um exercício de soundscape composition.
25 Outubro 2021, 18:30
•
António de Sousa Dias
R. Murray Schafer e a Paisagem Sonora (Soundscape): Paisagens Sonoras e de Factos Sonoros. Critérios de análise e classificação: características físicas ou perceptivas, função e significado, etc. Exemplos.
Abordagens e conceitos complementares ao de Paisagem Sonora. Pierre Mariètan e a noção de ambiente, meio, situação sonora e de perpicácia sonora; o conceito de rumor / emergência.
Barry Truax e Soundscape Composition (princípios gerais). Exemplos.
Proposta de exercício: registo de paisagem sonora, para posterior comentário.
25 Outubro 2021, 18:30
•
António de Sousa Dias
R. Murray Schafer e a Paisagem Sonora (Soundscape): Paisagens Sonoras e de Factos Sonoros. Critérios de análise e classificação: características físicas ou perceptivas, função e significado, etc. Exemplos.
Abordagens e conceitos complementares ao de Paisagem Sonora. Pierre Mariètan e a noção de ambiente, meio, situação sonora e de perpicácia sonora; o conceito de rumor / emergência.
Barry Truax e Soundscape Composition (princípios gerais). Exemplos.
Proposta de exercício: registo de paisagem sonora, para posterior comentário.